O que é treino HIIT? E porque Praticá-lo?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Resultado de imagem para treino hiit

HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Conforme o nome indica, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso.

Você pode fazer HIIT com praticamente qualquer tipo de exercício: calistenia, corrida, bike (normal ou ergométrica), natação, remada, batendo no saco de pancadas, flexões etc.

A Vantagem Dele? Queimar MAIS Gordura em MENOS Tempo!

Resultado de imagem para abdômen feminino perfeito

Esse tipo de treinamento vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo por conta de sua versatilidade e eficiência, e está deixando os exercícios aeróbicos tradicionais para trás.

Esqueça, de vez, essa coisa de ficar pedalando a bicicleta ergométrica a um ritmo mais ou menos, por horas e horas. Você pode conseguir resultados em muito menos tempo!

Os treinos HIITs são puxados e duros, mas são bem curtos e podem ser bastante variados. Além disso, os resultados dos treinos de alta intensidade são inegáveis: você vai perder barriga!

Treino HIIT: Como Fazer?

Não existe um formato obrigatório ou exercícios selecionados para um treinamento intervalado em alta intensidade. O que é obrigatório é intensidade máxima seguida de descanso.

Confira os métodos de HIITs mais comuns da atualidade:

Resultado de imagem para abdômen feminino perfeito

1) Protocolo Tabata

O Tabata é o protocolo de treino intervalado mais famoso hoje.

Baseado no trabalho do pesquisador japonês Izumi Tabata realizado com patinadores olímpicos, o Tabata compreende 8 ciclos de 20 segundos de atividade em intensidade máxima, seguidos por 10 segundos de descanso.

2) Protocolo Gibala

O método HIIT do pesquisador canadense Martin Gibala envolve 3 minutos de aquecimento, com 8 a 12 ciclos de  60 segundos de exercício em intensidade máxima, seguido de 75 segundos de descanso.

Em 2011 Gibala publicou uma versão menos intensa de seu protocolo no Medicine & Science in Sports & Exercise. Essa versão foi criada para ser uma opção mais adequada para pessoas sedentárias, que não se exercitam há mais de um ano.

Ela envolve 3 minutos de aquecimento, com 10 ciclos de 60 segundos de exercício intenso (60% da capacidade máxima), seguido de 60 segundos de descanso.

3) Protocolo Timmons

O protocolo do pesquisador inglês Jamie Timmons consiste de três séries de 2 minutos de pedalada suave na ergométrica seguidos por 20 segundos de esforço máximo, realizados três vezes por semana.

Isso dá um total de 21 minutos de exercícios por semana, mais o aquecimento, com resultados comprovados!

Programa de exercícios HIIT

Você deve estar achando tudo isso muito bom e está interessado em começar a mandar ver nos treinos HIITs, certo?

Então a pergunta agora é: como começar a treinar com exercícios HIIT?

Se você está acostumado a correr ou pedalar na ergométrica, por exemplo, o jeito mais fácil é seguir o protocolo Tabata, Gibala ou Timmons. Teste os três e veja qual é seu preferido.

Sugerimos começar com o Tabata. Faça 4 séries de 20 segundos de pedalada ou corrida em esforço máximo, seguido por 10 segundos de descanso (neste caso ou caminhada ou pedalada em ritmo leve).

Você vai ficar surpreso com a facilidade com que vai ficar totalmente esgotado em apenas quatro minutos.

Mas atenção: os exercícios precisam ser feitos em intensidade máxima, esforço total.

Não adianta fazer um esforço mais ou menos e achar que está fazendo HIIT, ok? Para ver resultados, é preciso levar a sério a parte da intensidade, não só a do descanso.

Saiba como Malhar em casa e economizar

Faça o Download do Ebook BUMBUM TURBINADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *