Alimentos que retardam o envelhecimento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

frutas que combatem os radicais livres

Você sabia que só de respirar já produzimos radicais livres? Essas substâncias favorecem o envelhecimento precoce, surgimento de manchas na pele, linhas de expressão, rugas e até doenças.

Essas moléculas são produzidas o tempo todo, seja quando nos exercitamos, tomamos sol, fumamos ou até mesmo quando entramos em contato com a poluição. No entanto, é possível amenizar seus efeitos por meio da alimentação. Veja os alimentos que retardam o envelhecimento, confira:

ALIMENTOS QUE POSSUEM RADICAIS LIVRES

Entre os alimentos que aumentam a produção de radicais livres podemos citar os alimentos muito queimados ou assados em brasa, frituras e outros alimentos ricos em gorduras saturadas, carnes em excesso (principalmente grelhadas ou defumadas), bebidas alcoólicas em excesso e alimentos industrializados, ricos em sódio, corantes e conservantes artificiais.

COMBATE AOS RADICAIS LIVRES

Há dois grandes aliados que ajudam a combater o efeito dos radicais livres no organismo: a dieta detox e os alimentos antioxidantes.

1- A dieta detox

Os alimentos indicados nessa dieta ajudam a eliminar as substâncias toxicas do organismo, incluindo o excesso de radicais livres, fazendo uma “limpeza interna” no corpo. Os principais alimentos detox são: chá verde, alcachofra, couve, própolis, limão, frutas, verduras e legumes (de preferência orgânicos).

2 – Alimentos antioxidantes

Os alimentos que fazem parte dessa dieta apresentam carga positiva, enquanto os radicais livres têm carga negativa. Essa “combinação” torna os radicais livres inofensivos, já que são neutralizados. Assim, o seu efeito oxidativo é anulado, ou seja, os radicais livres perdem a ação de causar danos no organismo. Os principais nutrientes antioxidantes dessa dieta são:

  • Vitamina C: frutas cítricas (como laranja e limão) e vegetais de folha verde-escura (como brócolis e couve)
  • Vitamina A: cenoura, abóbora, mamão, batata-doce e damasco seco
  • Vitamina E: óleos vegetais, castanhas, germe de trigo, nozes e amêndoas
  • Flavonoides: uva e frutas cítricas
  • Licopeno: tomate
  • Catequinas: chá verde, uva e morango
  • Isoflavonas: soja
  • Betacaroteno: presente nos vegetais verde-escuros e amarelo-alaranjados
  • Ácido fenólico: morango, brócolis, berinjela, frutas cítricas, repolho, uva, cenoura, tomate e grãos integrais
  • Quercetina: casca de uvas e vinho
  • Matchá e cúrcuma (também conhecido como açafrão da terra)

Como produzimos cada vez mais radicais livres por conta da vida estressante e corrida, poluição e má alimentação, é imprescindível consumir boas quantidades de antioxidantes para evitar o desequilíbrio do corpo. Além de simplesmente viver mais tempo, é preciso ter mais saúde e bem-estar. Assim, uma alimentação balanceada e um ritmo de vida equilibrado são fundamentais para ter longevidade.

O QUE É O ENVELHECIMENTO CELULAR?

Toda célula possui estruturas chamadas de telômeros, formadas por sequências de DNA e proteínas. Conforme a célula se divide, o telômero sofre um encurtamento até chegar em um momento crítico em que as divisões não são mais possíveis, momento em que a célula entra em senescência. Esse processo é natural e ocorre durante toda a vida. Dessa forma, com o passar dos anos, as células vão perdendo a capacidade de se dividirem e dar origem às células novas, além de perderem a capacidade de executar suas funções.

Diversos fatores ajudam a proteger os telômeros e, consequentemente, o envelhecimento celular, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, controle do estresse, manutenção dos níveis adequados de nutrientes, como vitamina D, complexo B, vitaminas A, C e E, além de minerais como magnésio e zinco, entre outros.

Manter uma dieta rica em alimentos antioxidantes também pode prevenir o envelhecimento celular, pois reduz os danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são formados a partir de diversos processos metabólicos, além da exposição solar, má alimentação, estresse, poluição, fumo, entre outros.

Veja também: Sucos detonadores de gorduras!

Faça o Download do Ebook BUMBUM TURBINADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *